A I N A L C  
Associação de Investigadores/as Afrolatinoamericanos/as e do Caribe
 idioma:

Histórico

    Em 2014, no âmbito do Congresso de Estudos Pós-coloniais, realizado em Buenos Aires (Argentina), pesquisadoras e pesquisadores negras e negros da Argentina, Brasil e Colômbia manifestaram preocupação com este cenário e concordaram com a necessidade de criar e fortalecer espaços para o intercâmbio acadêmico. Assim, a necessidade de um órgão que reúna acadêmicos negros da América Latina e do Caribe e trabalhe para fortalecer as pesquisas realizadas por elas e eles, contribuindo para a promoção dos Direitos Humanos da População negra/afrodescendente nessas regiões.

    No ano seguinte, em 2015, no âmbito do II COPENE-Sul Curitiba 2015 (II Congresso de Pesquisadores Negros da Região Sul do Brasil), a Assembleia propôs-se a continuar trabalhando nessa direção até formalizar a criação deste órgão. Durante os anos de 2015 e 2016, na Argentina, Brasil e Colômbia, as reuniões e esforços executivos foram continuados. Por exemplo, em setembro e novembro de 2015, em Buenos Aires, em maio de 2016 em Popayán-Colômbia, na “Cátedra Afrocolombiana Rogelio Velázquez Murillo”, desenvolvida no âmbito do “Dia Nacional da Afrocolombialidade” e na Argentina no painel “ Produção de conhecimento afrodiaspórico: tensões e articulações entre a academia e os intelectuais negros ” (Congresso de Estudos Pós-coloniais, dezembro de 2016).

    Esses esforços finalmente frutificaram quando, em 2017, este ano foi criada na Assembleia do COPENE-Sul, Dourados 2017, a A.I.N.A.L.C, ASSOCIAÇÃO DE INVESTIGADORES/AS AFROLATINOAMERICANOS/AS E DO CARIBE – AINALC, cujo objetivo é reunir pesquisadores negros da América Latina e do Caribe, criando um espaço de diálogo, articulação e cooperação acadêmica entre pesquisadoras/es, centros de pesquisa, universidades e professoras/es, núcleos e centros de estudos africanos e da diáspora africana e, dessa forma, promover o intercâmbio de conhecimento coletivo e trabalhar para a defesa e promoção dos direitos humanos da população negra na América Latina e no Caribe.

    No ano de 2018 concomitante com o X Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as - X COPENE, foi realizado o Congresso de Investigadores/as Negros/as da América Latina e do Caribe - CONALC de 12 a 17 de Outubro de 2018, onde foi aprovada em Assembléia Geral da AINALC, a aprovação do estatuto da Associação, a atual Diretoria com mandato até 2021, bem como, as principais diretrizes de trabalho com vistas a consolidação da entidade.

    A partir do diálogo horizontal entre pesquisadoras, pesquisadores e intelectuais negras e negros da América Latina e do Caribe, este espaço também busca tornar visível uma tradição intelectual e emancipatória negra e afrodiaspórica que foi subalternizado, privilegiado, negado e, em muitos casos, não reconhecido em campos acadêmicos. Estamos interessados em contribuir para a disseminação do pensamento libertário, progressivo e humanizante, a fim de que, a partir do diálogo sul-sul, abram novas possibilidades e horizontes emancipatórios para a população negra / afrodescendente na América Latina e no Caribe.