A I N A L C  
Associação de Investigadores/as Afrolatinoamericanos/as e do Caribe
 Idioma:
Conecte-se
Cursos e Formação
Cursos Avançados
Redes de Pesquisa
Coloquio AINALC
Concursos e Seleções
Chamadas para Publicação
Boletim (Newsletter)
I CINALC
     Cadastre-se




     Inscreva-se  
  C O M U N I C A D O  

25 de fevereiro de 2024

A Associação de Pesquisadores Afro-Latino-Americanos e Caribenhos (AINALC), a Associação de Pesquisadores Negros do Brasil (ABPN), o Grupo de Trabalho “Afrodescendentes e propostas contra-hegemônicas” da CLACSO e a Rede Internacional de Vozes Afrofeministas (RIVAS), expressam a sua mais veemente rejeição ao desmantelamento e encerramento do Instituto Nacional contra a Discriminação, a Xenofobia e o Racismo (INADI) da Argentina, anunciado hoje, em conferência de imprensa, pelo porta-voz presidencial. Consideramos que esta medida tem uma gravidade invulgar, uma vez que afecta a defesa contra a discriminação, a xenofobia e o racismo na sociedade, deixando desprotegidas as comunidades mais afectadas por estes flagelos. Instamos o governo da Argentina a reverter esta decisão lamentável a tempo de instar todas as associações, organizações, redes afro-diaspóricas e sociedades latino-americanas em geral a levantarem as suas vozes contra uma medida tão regressiva como a anunciada.

     

  Migrantes da Grande Pátria
;  Festival dos Migrantes da Grande Pátria 

Sob o lema #MigrarEsUnDerecho, o festival aconteceu no Pátio Federal de Tecnópolis. Em clima de alegria e comemoração, o encontro reuniu milhares de pessoas que curtiram diferentes bandas musicais, feira de artesanato,trajes típicos coloridos e desfiles tradicionais. Também foram homenageados aqueles que se destacaram por seu trabalho de apoio aos migrantes.
Mais informação...
Lembramos de Marielle Franco, ativista negra, defensora dos direitos humanos e das mulheres negras no Brasil. Quatro anos depois do atroz assassinato do vereador do Rio de Janeiro, os autores do material ainda não foram condenados nem se sabe quem são. ;
 
"Ser mulher negra é resistir e sobreviver o tempo todo"