A I N A L C  
Associação de Investigadores/as Afrolatinoamericanos/as e do Caribe
 Idioma:
Conecte-se
Cursos e Formação
Cursos Avançados
Redes de Pesquisa
Coloquio AINALC
Concursos e Seleções
Chamadas para Publicação
Boletim (Newsletter)
     Cadastre-se




     Inscreva-se  
DECLARAÇÃO À COMUNIDADE INTERNACIONAL

A Associação de Pesquisadores Afro-Latino-Americanos e Caribenhos - AINALC, manifesta seu mais veemente repúdio aos atos daqueles que, no dia 8 de janeiro, invadiram violentamente instituições brasileiras, desafiando o sistema democrático e agitando por uma intervenção militar contra o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. É um ato de inusitada gravidade política e institucional, contra a democracia e a convivência social. Nos solidarizamos com o Presidente Lula e o povo brasileiro, e conclamamos todas as associações, organizações, redes e sociedades latino-americanas em geral afro-diaspóricas a repudiar o ocorrido, bem como a ajudar a desmantelar o discurso de ódio, o discurso fascista e golpistas que querem se firmar nas instituições e na vida política do Brasil. Exigimos que os fatos sejam apurados e os responsáveis ​​punidos

O Dia da Consciência Negra é comemorado no Brasil em 20 de novembro, em homenagem ao líder antiescravagista Zumbi último líder del Quilombo de Palmares, un territorio de resistencia habitado por esclavos que habían huído de las plantaciones coloniales, situado entre los estados de Alagoas y Pernambuco, en el nordeste brasileño.Foi assassinado em 20 de novembro de 1695.


Zumbi dos Palmares
" mil vezes eu morreria para salvar meu povo, se fosse possível"
  Migrantes da Grande Pátria
Como se sabe, a migração humana é uma questão complexa que afeta milhões de pessoas em situação de extrema vulnerabilidade. Neste domingo, 11 de setembro, na Argentina, organizado pela Secretaria de Direitos Humanos, juntamente com o Ministério da Cultura daquele país, aconteceu pela primeira vez:

                     Festival dos Migrantes da Grande Pátria 

Sob o lema #MigrarEsUnDerecho, o festival aconteceu no Pátio Federal de Tecnópolis. Em clima de alegria e comemoração, o encontro reuniu milhares de pessoas que curtiram diferentes bandas musicais, feira de artesanato,trajes típicos coloridos e desfiles tradicionais. Também foram homenageados aqueles que se destacaram por seu trabalho de apoio aos migrantes.
Mais informação...